novologomnc vetor prancheta copia
Lideranca feminina como a conexao com outras mulheres te ajuda a chegar la CAPA

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
Twitter

Liderança feminina: como a conexão com outras mulheres te ajuda a chegar lá

Você se sente caminhando sozinha no mercado de trabalho? Como uma liderança feminina atuando em meios majoritariamente dominados por homens, por muitas vezes eu me vi nesse lugar de solidão. Talvez você reconheça esse sentimento, esteja você almejando um espaço de liderança ou já colocada em uma posição de gestão.

Neste artigo, resolvi trazer alguns pontos de vista sobre a importância das conexões que são feitas com outras mulheres ao longo da nossa jornada. Nos últimos anos, me aproximei de outras lideranças femininas e fui descobrindo as inúmeras vantagens de caminhar com suporte e empoderamento mútuo.

Te convido a refletir comigo sobre como você pode criar redes femininas no mercado de trabalho e se inserir na comunidade para crescer e aprender com outras mulheres.

O poder da conexão com outras mulheres

Nós sabemos que a balança ainda não está equilibrada: o ranking International Business Report da Grant Thornton mostrou que 38% posições de liderança em empresas de médio porte no Brasil são ocupadas por mulheres.

Os dados só confirmam um cenário que vemos dia a dia quando entramos em salas de reunião ou vemos fotos de board members: lideranças femininas ainda são minoria em empresas brasileiras. Enquanto a equidade de gênero ainda é um pauta que precisa ganhar força para mudar essa realidade, mulheres líderes podem acabar enfrentando alguns desafios bastante específicos:

  • poucos exemplos de liderança feminina dependendo da área em que atua;
  • ausência de mentoria feminina dentro da própria empresa;
  • sentimento de solidão nos desafios que enfrenta;
  • sensação de impotência ao tentar trazer a pauta de equidade de gênero;

Não podemos esquecer que, em cenários de interseccionalidade, como por exemplo mulheres negras ou mulheres trans, esses desafios ganham novos contornos e se somam a outros específicos. 

Conexões com outras mulheres na liderança são extremamente necessárias para diminuir esses diversos desafios. Trouxe a seguir alguns benefícios dessas conexões.

Serve de inspiração em trajetórias parecidas

Ao acompanharmos de longe algumas lideranças femininas, nem sempre sabemos os detalhes da trajetória e, por isso, não conhecemos os desafios que aquela pessoa passou e como ela enfrentou os problemas. No entanto, quando conseguimos nos aproximar de outras mulheres na liderança, descobrimos histórias similares à nossa, gerando uma identificação que é valiosa.

Por mais que nenhuma jornada seja idêntica à outra, quando descobrimos mulheres de sucesso que vieram de contextos parecidos com o nosso, nos inspiramos e fortalecemos nossas convicções.

Mostra que sim, é possível!

Por falar em convicções, talvez você já tenha passado por um momento de desânimo no seu processo de se estabelecer como uma liderança feminina na sua área. Isso pode acontecer caso você esteja em um ramo dominado por homens ou mesmo por duvidar se está no caminho certo ao defender ideias.

Quando nos conectamos com outras mulheres que já passaram ou estamos passando por situações parecidas, descobrimos que sim, é possível ocupar esses espaços, influenciar pessoas e decisões e mudar as regras de um jogo que nunca nos favoreceu! Ganhamos um gás a mais para continuar caminhando.

Juntas pensam em como avançar nas pautas

Tenha uma certeza: você não está sozinha na luta de equidade feminina. Mas eu sei que às vezes não conseguimos avançar nessa pauta dentro da empresa em que estamos e temos dificuldade em pensar em estratégias que funcionem.

Que tal contar com outras lideranças femininas nesse desafio? Afinal, essa é uma pauta que, quando desenvolvida de forma coletiva, vai ganhando força e estratégias mais robustas para convencer a alta liderança e conquistar aliados.

Ajuda a ganhar força frente a desafios

Além do desafio de equidade de gênero, existem outros momentos difíceis da carreira de uma mulher na liderança que com certeza podem ser aliviados se você contar com uma rede forte de outras mulheres, principalmente se elas atuam na mesma área que você.

Sabemos que pedir conselhos e mostrar vulnerabilidades é muito mais fácil quando criamos um espaço seguro de troca com pessoas que têm vivências similares. 

Te ajuda a não cometer os mesmos erros

Somos muito acostumadas a ouvir casos de sucesso, mas você já teve trocas com pessoas que compartilharam casos de insucesso? Muitas vezes, eles são até mais valiosos, porque nos alertam sobre caminhos que não funcionam e nos ajudam a não cometer os mesmos erros que outras lideranças femininas cometeram.

Esse tipo de informação surge apenas em espaços de muita segurança e, por isso, criar conexões reais com outras lideranças femininas é o primeiro passo para ganhar esses aprendizados.

Como se conectar com outras lideranças femininas?

Agora que você já sabe o poder da conexão para se tornar uma liderança feminina de sucesso, que tal algumas dicas para desenvolver sua rede de apoio no mercado de trabalho? 

Criar espaços de conexão na sua própria empresa

As primeiras mulheres para compor sua rede de liderança feminina podem estar mais próximas do que você imagina. Procure dentro da sua empresa por mulheres que estejam em posições iguais ou acima da sua. 

Essa conexão é valiosa porque muitos desafios de ser uma mulher na liderança estão diretamente relacionados ao contexto da própria empresa e sua cultura. Nesses casos, vocês poderão compartilhar desafios da cultura e tentar juntas mudar o quadro interno. 

Aproveitar eventos da sua área e com temáticas de diversidade

Durante nossa carreira, adotar a prática de networking tem inúmeros benefícios, e quando o tema é liderança feminina, isso não é diferente. Uma das formas de conhecer pessoas para desenvolver sua rede é frequentar eventos da sua área, com temas que te interessam, e onde você pode aprender com mulheres que são referência.

Além disso, à medida que pautas relacionadas à diversidade têm avançado no mercado de trabalho, vemos mais eventos que trazem essas discussões para o foco. Eles permitem que você encontre espaços em que mais mulheres estão pensando soluções e intencionalmente criando essas redes de apoio.

Usar o LinkedIn a seu favor

A receptividade a contatos no Linkedin tem se tornado cada vez maior entre as mulheres, já que muitas começam a ter em mente a necessidade de conexão e apoio mútuo. Por isso, não tenha receio de começar conversas com líderes femininas que você acompanha na rede corporativa. 

Além de aprender “de longe” com as publicações, você pode propor momentos de troca 1:1 ou até mesmo juntar algumas mulheres para um bate-papo de troca coletiva.

Aproveitar pessoas em comum para criar a ponte

Se você está com receio de começar conversas com quem ainda não conhece ou mesmo não sabe por onde começar a encontrar lideranças femininas que sejam referência para você, uma ótima alternativa é pedir indicações para pessoas de confiança da sua rede, inclusive homens que sejam seus aliados e te apoiem em seu desenvolvimento de carreira.

Você pode não apenas receber indicações sobre mulheres que estão fazendo um ótimo trabalho de liderança, como também pedir que ajuda para criar essa ponte no primeiro contato. Assim, tudo fica mais fácil, não é mesmo?

Que tal ser uma liderança feminina que fomenta conexões?

Mais do que te dar dicas para começar sua rede de apoio para se desenvolver como uma liderança feminina, quero te incentivar a ser uma agente de conexão com mulheres que também precisam dessa força — por vezes, elas nem mesmo sabem de como isso vai impactá-las positivamente!

Se você já conquistou alguns espaços como mulher em posição de liderança e já ganhou confiança ao superar alguns desafios, seu conhecimento e apoio é valioso para sua rede! Você pode ser proativa ao ajudar outras mulheres no processo de networking e empoderamento. Veja algumas ações que você pode adotar.

Empoderar outras mulheres em começo de jornada

Se você tem sido procurada por mulheres que ainda estão no início da jornada para a liderança, comemore! Isso significa que você tem sido vista como referência, seja pelo seu trabalho técnico ou seu posicionamento nos espaços em que ocupa. 

Por isso, não deixe de se comprometer com o empoderamento feminino e aceitar conversas e conexões com mulheres que estão em outro momento de carreira. Lembre-se que cada pessoa sempre tem muito a compartilhar e ensinar, então, mesmo que você ainda não tenha plena confiança sobre como consegue ajudar, acredite que sua influência pode ser muito positiva.

Suas experiências até aqui podem mostrar a outras mulheres como superar os desafios comuns ao cenário que vivemos e garantir que elas não desistam de ocupar espaços.

Se fortalecer na conexão com outras lideranças da área

Como já falei, os espaços que você já ocupa e compartilha com outras mulheres podem ser os primeiros para fomentar a criação dessa rede. 

Algo importante é ter cuidado para não se deixar levar pelos mitos sobre rivalidade feminina, criados propositalmente para enfraquecer as relações que podem ser tão positivas entre mulheres. Em vez disso, garanta que outras mulheres na sua área de atuação e na sua empresa te vejam como ponto de suporte e uma pessoa segura para compartilhar inseguranças e desafios.

Usar seus espaços para defender pautas de equidade de gênero

Por fim, se você percebe a relevância de ter mais lideranças femininas no mercado, use seus espaços para promover conversas e ações sobre esse tema! A cada dia, é importante que mulheres usem sua voz e reúnam aliados para aumentar a presença feminina em todos os níveis hierárquicos das empresas. Assim, caminharemos para um mercado mais justo e diverso.

Artigos Relacionados