employee value proposition

Compartilhe

EVP: incluindo a equidade de gênero na sua estratégia de retenção de talentos

O EVP (Employee Value Proposition) é a forma como chamamos a proposta de valor que uma empresa oferece para as pessoas funcionárias e candidatas. Atualmente, a motivação para profissionais trocarem de emprego não está relacionada exclusivamente com aumento de salário ou progressão de carreira, como imaginávamos no passado.

Hoje, muitas pessoas estão mudando de emprego em busca de mais flexibilidade, melhores benefícios e melhor qualidade de vida. Por isso, no mercado de trabalho atual, as empresas não precisam estar de olho apenas nos salários das concorrentes, mas também nas melhores práticas de employer branding. 

Olhando para esse cenário, é possível dizer que a busca por um lugar para trabalhar que valorize a diversidade e invista na equidade de gênero tem sido cada vez mais uma realidade. Apesar de um EVP voltado para a diversidade e inclusão ser um diferencial atualmente, em breve esse posicionamento será considerado o mínimo. 

Afinal, normas e diretrizes mundiais que dizem respeito à sustentabilidade dos negócios, como é o caso das ESGs, cada vez mais direcionam as organizações para o respeito e valorização das diferenças. 

Employer branding e EVP

Mas mesmo antes de se candidatar a uma vaga, as pessoas já têm conexões com a marca empregadora, seja através das mídias sociais, do contato com colaboradores ou de ações pontuais. Tudo que uma empresa faz visando a atração e retenção das pessoas na equipe é employer branding. 

O EVP é uma ferramenta que faz parte das ações de employer branding, ele é considerado o pacote de benefícios e experiências que uma empresa pode oferecer a uma pessoa para conquistá-la, em um recrutamento, ou mantê-la engajada, caso já faça parte da equipe. 

Essa proposta de valor da empresa costuma descrever o que a organização defende, organizacional e socialmente, o que oferece às pessoas colaboradoras e o que espera em troca, como produtividade, agilidade, comprometimento, entre outras coisas. 

Para conquistar os melhores profissionais do mercado, o que a sua empresa está oferecendo em troca? Essa é a pergunta que precisa ser respondida pelo EVP. Mas para construí-lo, não basta revisitar a descrição de missão, visão e valores da empresa, é necessário olhar para a experiência real de pessoas que trabalham dentro da organização. 

Como descobrir o que os colaboradores valorizam na organização? 

A principal e talvez única forma de compreender o que as pessoas valorizam na sua empresa é perguntando para elas. Pesquisas qualitativas são o caminho ideal para conseguir esses dados e, posteriormente, analisá-los. 

Uma forma de olhar para os pontos fortes e fracos da organização no quesito EVP é realizando entrevistas de desligamento, em especial com profissionais que solicitaram a saída da empresa para ocupar uma posição em outro espaço. Afinal, compreender os motivos que fazem as pessoas colaboradoras permanecer na empresa é tão importante quanto compreender porque elas vão embora. 

Para desenvolver uma pesquisa eficiente com o seu quadro de funcionários, conheça os pilares do Employee Value Proposition abaixo. 

Conheça os 5 pilares do EVP

Para atrair e reter os melhores talentos do mercado é necessário estar sempre atento e revisando 5 pilares do Employee Value Proposition, são eles:

Recompensas

Recompensa é qualquer retribuição direta pelo serviço prestado. A principal recompensa costuma ser o salário. Mas também pode envolver benefícios, comissões e outras retribuições. As recompensas tendem a seguir um padrão de mercado, por isso, esteja sempre de olho nos novos benefícios oferecidos por aí.

Oportunidades

O pilar das oportunidades diz respeito ao crescimento do profissional dentro da empresa. Aqui podem ser incluídos os planos de desenvolvimento de carreira institucionais e a transparência em relação às possibilidades de crescimento dentro da organização.

Pessoas 

Também é importante para pessoas colaboradoras e candidatas a sintonia entre as equipes. O incentivo ao feedback, a gestão ágil de crises e o cuidado com o bem-estar dos colaboradores são atitudes que todas as pessoas valorizam em um EVP.

Leia também: empresas mais inclusivas, equipes mais felizes

Trabalho

O pilar do trabalho tem relação com a clareza que são tratadas as responsabilidades da função, além dos recursos oferecidos para o bom desempenho da pessoa colaboradora. A descrição de cargos muda bastante de empresa para empresa, por isso é importante deixar todas as atribuições muito bem definidas e registradas.

Organização 

Um bom EVP leva em consideração também a conexão das pessoas colaboradoras com os valores da empresa. Aqui podemos considerar o comprometimento com questões ESG e de diversidade e inclusão, além da postura ética e o posicionamento de mercado da instituição.

Como pensar um EVP para a equidade de gênero

Em cada um dos 5 pilares do EVP, cabem diversas ações para demonstrar a preocupação com a equidade de gênero. O primeiro passo, como sempre digo, é incluir a equidade de gênero como uma meta do negócio. 

Com a equidade de gênero como meta de negócio, a presença da pauta no EVP vai aparecer, inevitavelmente. Mas para acelerar esse processo, separei algumas ações que a sua empresa pode implementar para colocar um peso de equidade no EVP. 

Vagas afirmativas para mulheres 

No século passado, Simone de Beauvoir já dizia que é através do trabalho que as mulheres poderão alcançar a igualdade. A divulgação de vagas afirmativas para mulheres e outras pessoas diversas é uma das principais formas de demonstrar preocupação com a equidade no ambiente de trabalho. 

Para quem ainda tem dúvidas sobre isso: as vagas afirmativas não são apenas legais do ponto de vista jurídico, como também são indicadas para todas as empresas que se preocupam com ESGs e com a equidade. 

Leia também: vagas afirmativas, o que são e qual a sua importância

Equidade salarial

A desigualdade salarial é um tema pulsante para mulheres mundo afora, afinal, mulheres ganham 22% menos que os homens nas mesmas posições, de acordo com o Relatório Global Gender Gap do Fórum Econômico Mundial.

Cada vez mais, o posicionamento das empresas frente à disparidade salarial é uma ação reconhecida pelo público interno e externo da empresa. Por isso, a busca pela equidade salarial é um ótimo ponto para o EVP. 

Leia também: desigualdade salarial, por que os homens ainda ganham mais que as mulheres? 

Políticas de combate ao assédio e descriminação

Como a sua empresa trata casos de assédio e de discriminação? Esse é um ponto fundamental na hora de considerar uma empresa boa para se trabalhar. Um bom EVP evidencia uma coisa: que a empresa está atenta e preocupada com as pessoas colaboradoras. 

Essa preocupação se manifesta também na criação de políticas de combate ao assédio e discriminação em ações que vão desde o recrutamento e seleção até o dia a dia da pessoa colaboradora. 

Leia também: preconceito de gênero no trabalho, como se manifesta e como acabar com ele 

Benefícios para mães e pessoas cuidadoras

Cada vez mais, mulheres e homens valorizam as empresas que se preocupam com o bem-estar integral de seus colaboradores, incluindo o cuidado com familiares. 

Dentro de um EVP consideram-se as licenças de maternidade e paternidade estendidas, o plano de saúde para dependentes, o auxílio creche e outras ações para mães e pessoas cuidadoras que fazem parte do quadro de funcionários.

Transparência sobre ações de D&I

A diversidade e inclusão é uma área da empresa que diz respeito a todas as pessoas, afinal, todos fazemos parte da diversidade. Mas como a sua empresa está buscando a equidade através de ações de D&I? 

A D&I, dentro de uma empresa, é responsável por garantir um senso de pertencimento a todas as pessoas. Por isso, dar transparência às ações realizadas é uma excelente forma de angariar fãs para a marca, interna e externamente. 

Incentivo à liderança feminina

O incentivo à carreira de mulheres ainda é tratado como um diferencial no EVP. Mas cada vez mais estamos lutando para que o incentivo à ascensão das mulheres seja senso comum em todos os espaços de trabalho. 

Nesse cenário, empresas que possuem planos de carreira ou planos de desenvolvimento individual focados na liderança feminina saem na frente e diminuem até mesmo o turnover. Afinal, nenhuma mulher quer sair de um lugar que a valoriza para um lugar duvidoso. 

Leia também: barreiras para a liderança feminina, como superá-las

Não importa qual é o segmento da sua empresa, é o conjunto de ações que compõem o Employee Value Proposition (EVP) que faz as pessoas colaboradoras se engajarem e permanecerem dentro da organização. 

Se o seu negócio ainda não começou a se preocupar com a importância de ações visando a equidade de gênero para compor o EVP, é hora de começar a pensar nisso. Eu e a Mulheres no Comando podemos ajudar! 

Artigos Relacionados