novologomnc vetor prancheta copia
Mentalidade de escassez

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
Twitter

Mentalidade de escassez entre as mulheres: Aprenda o que é!

A mentalidade de escassez ainda é algo muito comum entre todos nós, mas há algumas particularidades dessa mentalidade entre as mulheres que precisamos começar a questionar! 

Mas antes, vou te explicar como esse pensamento escasso funciona:

  • Você tem a sensação que não tem o suficiente
  • Compulsão por comprar (seja lá o que for)
  • Não poupar seu dinheiro de forma adequada
  • Não dividir seus conhecimentos
  • Não ajudar outras pessoas profissionalmente
  • Se preocupar quando alguém ganha uma promoção e etc.

A mentalidade de escassez faz nosso cérebro entender que não há o suficiente para todos, então todos nossos bens, sejam eles materiais ou de conhecimento ficam presos junto a nós como forma de “garantir” que restará algo para você, como um emprego, mais oportunidades e etc.

O “garantir o seu” começa a ser levado tão a sério que nos tornamos egoístas e nossos relacionamentos vivem na superficialidade, e isso é algo grave!

Como a mentalidade de escassez atua em nós mulheres? 

Para pensarmos nessa questão, devemos retroceder um pouco e pensar na estrutura machista e patriarcal que sempre estivemos, onde fomos criadas para servir, doar e nunca protagonizar nada. 

Também condicionadas a relacionamentos tóxicos onde a gente sempre ouvia “ninguém nunca vai te querer” ou “você nunca vai crescer sem mim, só está onde está por minha causa” e assim por diante.

Nossas bisavós, avós e às vezes até nossas mães acreditaram por muito tempo nessas mentiras, viveram abaixo de regras machistas e agora quando conseguimos quebrar algumas dessas barreiras. Nosso inconsciente tenta preservar tudo o que conquistamos e nos gera o medo de dividir, para não termos que perder nosso lugar no mundo!

A mentalidade da escassez pode ser muito dolorosa para nós mulheres, além de criar muitos transtornos como:

  • Ansiedade
  • Desespero
  • Autossabotagem

Como podemos eliminar a escassez da nossa mente?

Uma mentalidade de abundância pode nos ajudar a trazer mais mulheres para onde estamos, ajudá-las a conquistar tudo o que desejam e nos fazer crescer pessoal e profissionalmente. 

Devemos entender que quanto mais doamos nossos conhecimentos, nosso tempo e o que é valioso para nós, mais obtemos crescimento. Da mesma forma, quando geramos uma rede de apoio onde podemos trocar, todas nós e o mundo se beneficia disso. 

Em outras palavras, ajudar sua amiga manicure a melhorar, não fará você perder suas clientes. Quando uma empreendedora investe em uma mulher que quer empreender, mesmo que seja no mesmo ramo, isso não a tornará sua concorrente direta, e sim sua apoiadora! 

Há espaço para todas nós no mundo, não temos uma única chance na vida, nos ensinaram isso mas devemos entender que todos os dias são oportunidades, toda troca é uma oportunidade, cada encontro, conversa e aprendizado é uma oportunidade.

Aplicando a desintoxicação da escassez

No entanto, como fomos condicionadas a pensar dessa forma, principalmente pela estrutura machista, a escassez acontece em diversos níveis, coisas do tipo:

“Não vou falar o que meu namorado/marido faz que me agrada, porque outras mulheres vão querê-lo”

Ou em algo mais simples como não curtir ou comentar em uma foto bonita da sua colega. 

Ou seja, devemos entender que quando há escassez, há rivalidade, e isso foi imposto a nós. Então como feminista ativa nas causas, quero te dar dicas rápidas que você pode aplicar ainda hoje para aos poucos se livrar disso!

  1. Ensine o que você faz de melhor a outras mulheres
  2. Reconheça o bom trabalho de suas colegas
  3. Incentive mulheres a empreender ou conquistar cargos de liderança
  4. Aprenda com outras mulheres
  5. Compre de outras mulheres
  6. Participe de eventos voltados para mulheres 
  7. Troque experiências
  8. Seja transparente 
  9. Fale bem do trabalho de uma colega
  10. Lembre-se que todos os dias são oportunidades

Espero que esse artigo tenha te ajudado a identificar qual tipo de mentalidade você tem, e também tenha trazido ações para melhorar sua forma de agir.

Conte comigo para te ajudar com isso, e caso queira mostrar seu trabalho a mulheres incríveis e criar parcerias, nesse link você encontra o lugar certo para fazer isso!

Vamos juntas?

Artigos Relacionados