novologomnc vetor prancheta copia
o poder da autoconfiança

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
Twitter

O poder da autoconfiança!

Quantas vezes ocorrem pensamentos que não pertencemos e não merecemos estar onde estamos? Muitas vezes a síndrome do impostor toma proporções gigantescas que acabam nos fazendo acreditar que realmente não somos merecedores das coisas boas que conquistamos ao longo da vida. Qual será o real poder da autoconfiança?

Seja no âmbito empresarial e/ou pessoal, todos já sentiram algum tipo de insegurança, já subestimaram seus conhecimentos, suas habilidades e até seus sentimentos em relação a tomar decisões. Cultivar este aspecto da personalidade é fundamental para viver com mais satisfação e com menos inseguranças!

Em um estudo da psicóloga Amy Cuddy, ela mostra que nossa linguagem corporal aumenta ou diminui a depender da situação, alguns hormônios que podem nos ajudar ou piorar nossa autoconfiança. Estima-se que se colocarmos o corpo em uma posição de vulnerabilidade, a testosterona (que é um hormônio que ajuda em nossa autoconfiança) cai 10% e o cortisol (hormônio de estresse que nos faz ter a sensação de impotência) aumenta em 15%.

E o que isso quer dizer? 

As mulheres, por uma questão estrutural, vivem e sobrevivem em empresas (e em uma sociedade) que não incentivam seu potencial, sua autonomia e consequentemente boicotam sua autoconfiança.

O Institute of Leadership and Management, do Reino Unido fez uma pesquisa, onde gestores de ambos os sexos foram indagados sobre se tinham dúvidas a respeito de sua capacidade profissional e metade das mulheres respondeu que sim, enquanto apenas um terço dos homens afirmou o mesmo.

Quais são os benefícios da autoconfiança?

Pesquisadores da Universidade da Flórida concluíram que as pessoas que tinham uma imagem positiva de si mesmas quando adolescentes ou jovens obtiveram salários maiores na meia-idade, ganhando mais de 45 mil dólares ao ano. Além disso, a autoconfiança faz com que as pessoas se cobrem menos quando cometem um erro, atinja de maneira mais rápida suas metas e até evitem a depressão!

Sabendo da importância de ser confiante, principalmente para mulheres elevarem suas posições, separamos 5 coisas a se fazer para aumentar a sua autoconfiança e conquistar resultados positivos dentro de sua empresa e vida pessoal:

  1. Cuide do seu corpo

    É imprescindível que ao pensarmos em promover a autoconfiança, pensarmos também em ter uma vida mais saudável. Um estudo de 2016 publicado na revista Neuropsychiatric Disease and Treatment concluiu que atividades físicas regulares e bons hábitos de alimentação, faz com que o cérebro produza endorfina, ocitocina e com isso, nossa linguagem corporal melhora junto com nossa autoconfiança.

  2. Pare de se comparar com outras pessoas

    Algo que todos fazemos com maior ou menor frequência é nos comparar, dentro dos nossos trabalhos isso não é diferente. É importante lembrar que cada pessoa é um ser único e que além disso, cada um nasceu e cresceu com condições diferentes de vida. Principalmente falando do povo brasileiro, onde o índice de desigualdade cresceu de 88,2 para 89 de acordo com o índice de Gini, coeficiente que calcula o grau de desigualdade de uma economia. Lembre-se, o importante é sempre avaliar onde você estava, onde está e onde quer chegar.

  3. Faça poses de poder

    Pode parecer algo pouco científico e até um pouco constrangedor, mas a realidade é que de acordo com a psicóloga Amy Cuddy citada anteriormente, ao fazermos poses de poder em frente ao espelho, conseguiremos um aumento de 20% de testosterona e a redução do cortisol em 25%, que nos ajuda a ser cada vez mais autoconfiantes. 

  4. Enriqueça sua mente

    Aprenda tudo o que quiser e puder, crie o hábito de leitura. Um estudo publicado na revista Psychology Today, provou que a leitura exercita nossa inteligência e senso crítico, promove nossa criatividade, previne doenças degenerativas cerebrais como Alzheimer e consequentemente estimula nosso cérebro em diversos âmbitos que promovem nosso bem estar e nos deixam confiantes.

  5. Seja rodeado de pessoas positivas

    É importante tanto em nossa família, amigos e colegas de trabalho, que possamos estar perto de forma mais frequente de pessoas que acreditam em nós e nos motivem. O papel de todos os líderes nas empresas deveria promover feedbacks constantes para evolução do time e assim, criar uma relação de trocas positivas.

E lembrando novamente que vivemos em um mundo de desigualdade social, devemos nos aliar às pautas de equidade de gênero, raça e desenvolver uma rede apoio com essas pessoas. 

Nós da Mulheres no Comando, nos cercamos de outras mulheres que nos inspiram e nos ajudam a crescer. Com isso, trabalhamos nossa autoconfiança e nos superamos diariamente dentro da nossa e de várias outras empresas. Além de promovermos cursos, palestras, workshops e mentorias que ajudam nossa comunidade a se desenvolver. 

Conheça nossos cursos, basta clicar aqui. 

Artigos Relacionados