novologomnc vetor prancheta copia
empoderamento feminino

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
Twitter

Afinal, o que é empoderamento feminino?

Empoderamento feminino é algo que não muda só a vida da mulher. Muda uma sociedade!

Se não tiver um lugar para se sentar à mesa, traga sua própria cadeira! – Shirley Chisholm

Essa frase sempre me reforça que precisamos conquistar nosso espaço e ajudar outras mulheres e trilhar esse caminho e se pudermos fazer com que elas consigam chegar ao topo com cada vez menos esforço, melhor ainda, porque isso será o sinal que estamos avançando cada dia melhor!

O empoderamento feminino é a chave para equidade de gênero nas atividades sociais e econômicas. Isso trás o impulsionamento dos negócios, melhora a qualidade de vida de todos e abre novas oportunidades de negócios, crescimento e uma revolução no mercado.

A ONU Mulheres realiza o Prêmio WEPS Brasil – Empresas Empoderando Mulheres para incentivar e reconhecer práticas, programas e ações de promoção da cultura da equidade de gênero e empoderamento das mulheres no Brasil.

Saindo da área corporativa, empoderar mulheres acrescenta nas próximas gerações um valor importante que por muitos anos foi negado a mulheres, o direito de ser quem é, estar no comando e fazer isso da maneira que preferir!

Mas o que empoderamento feminino quer dizer?

O empoderamento feminino está conectado à consciência coletiva das mulheres, e se faz através de ações tomadas por nós que não nos deixamos ser inferiorizadas, silenciadas e desqualificadas apenas por sermos mulheres, tomando atitudes diárias contra o machismo estrutural.

Muitas vezes algumas de nós agimos de maneira empoderada sem ao menos saber da ideologia feminina, ou a rejeitando por não compreender o que o feminismo realmente é, mas que independentemente disso, traçam um caminho de empoderamento que fortalecem a equidade entre os gêneros.

O empoderamento feminino quer dizer que abaixaremos a cabeça, que faremos o que quisermos por nós, por amor próprio, por amar quem somos e amar quem nos tornaremos após enfim conseguir criar nosso espaço no mundo. Empoderamento feminino é ser voz e dar voz, é compartilhar histórias, legados, conhecimento e ao final do dia, ainda acolher e ser acolhida!

Se empodere de conhecimento!

Infelizmente no momento atual ainda temos que constantemente nos reafirmar nos lugares, eu particularmente tento me suprir de todo conhecimento possível, justamente por ser CEO da Mulheres no Comando, onde trabalhamos com a pauta dia após dia.

A informação é nossa aliada, temos que nos munir disso constantemente, porque sei que o que nos leva muitas vezes a perder a esperança por essa luta é a falta de argumentos para debater isso na sociedade.

Pense comigo, quantas vezes você mulher desistiu de se posicionar em uma reunião, ou na faculdade, enfim, em qualquer ambiente predominantemente masculino porque eles naturalmente se colocam superiores?

Quantas vezes você que tem filho, teve que explicar em uma entrevista de emprego onde deixaria seu filho, como daria conta de trabalhar e ser mãe e ter que provar que poderia fazer os dois?

Ainda de forma mais superficial, quantas vezes por estar com uma camisa do seu time, você ouviu de um homem “Gosta de futebol? Então me explica o que é impedimento e me fala a escalação do seu time no jogo de hoje?”.

Sim, eu sei o quanto isso é cansativo e são nesses momentos que vejo que empoderar mulheres e fazê-las liberar o seu potencial no mundo é o que me move dia após dia. É por isso que o empoderamento feminino e representatividade, é tão crucial!

Me conta aqui uma situação que você precisou se empoderar para que parassem de te questionar, vamos dividir isso e assim transformar o mundo. 

Vamos juntas?

Artigos Relacionados