novologomnc vetor prancheta copia
Mulheres em Pauta

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
Twitter

Mulheres Fora da Caixa

Já tem algum tempo que vejo a frase “lugar de mulher é onde ela quiser” em muitos lugares, a expressão tomou proporções significativas quando começamos a nos deparar com mulheres no exército, na aeronáutica, no futebol, mas sobretudo, nos cargos de liderança de grandes corporações.

A poucos dias atrás, três nomes ganharam destaque nas notícias e nas redes sociais, com um tom de surpresa, mas posso afirmar como mulher, que a minha leitura foi em tom de admiração.

Leila Pereira, Marina Granovskaia e Juliana Coelho, o que elas têm em comum? PODER, aliás, nome dado à nossa metodologia na Mulheres no Comando para impactar mais e mais mulheres na ascensão profissional e/ou transição de carreira, também estão em posições “fora da caixa”.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Leila Pereira em um jogo do Palmeiras, fotografada por PAULO VITALE/Divulgação

Ela tem 57 anos, é carioca, formada em jornalismo e direito, presidente da Crefisa e da Faculdade das Américas (FAM), principais patrocinadores do Palmeiras e atualmente Presidente da Sociedade Esportiva Palmeiras, vale destacar que ela é a primeira mulher a ocupar essa posição no clube e foi uma das responsáveis por reerguer o time num momento bem delicado.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Marina Granovskaia, diretora do Chelsea, ao lado do presidente do clube, Bruce Buck. Fotografada por John Sibley.

Executiva russa-canadense. Marina Granovskaia foi braço direito e Roman Abramovich, magnata russo dono do Chelsea, soube se posicionar no momento certo, passando a ser a diretora responsável pelas contratações do clube, onde de fato ocorrem as negociações bilionárias, o próprio clube afirma que nenhuma decisão importante do Chealsea é tomada sem passar pelo consentimento dela.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Foto de divulgação.

Gerencia as operações, definição de programas de fabricação e elaboração de planos na utilização eficaz dos equipamentos, matérias-primas e pessoal, são essas as atividades principais do cargo confiado à Juliana Coelho, que aos 32 anos assume a posição de Plant Manager pela Stellantis, uma fusão entre marcas Fiat, Crhysler, Peugeot e Citroën.

Definitivamente, são mulheres fora da caixa!

De acordo com uma pesquisa realizada em 2020 pela McKinsey & Co, empresas com mais diversidade de gênero na liderança têm mais de 25% de chances de maior retorno financeiro do que as concorrentes. Nessa mesma pesquisa, a empresa com o maior número de mulheres nos cargos de liderança teve uma diferença de performance expressiva, de 48% a mais do que a concorrente com menos mulheres nessas posições.

 Bom, nem preciso dizer que o Palmeiras, o Chelsea e a Stellantis sabem disso, mas a realidade não é favorável para as mulheres no momento. De acordo com estudos realizados em 2021 pelo Fórum Econômico Mundial (FEM), tem sido observado um declínio do número de mulheres no mercado de trabalho e na contratação para cargos de liderança.

 Mas agora, o que precisamos para aumentar cada vez mais esse cenário de mulheres fora da caixa nesse cenário atual? Vou listar aqui 3 das diversas iniciativas que recomendamos para as empresas aqui na Mulheres no Comando:

 1. Elabore em conjunto com as mulheres da sua empresa ou busque apoio de empresas especializadas para criar políticas efetivas de equidade de gênero;

 2. Promova a diversidade através de eventos, mentorias, treinamentos, workshops e estenda as iniciativas do dia das mulheres para outros momentos durante o ano;

 3. Promova espaços seguros e leve em consideração as pautas de equidade de gênero e diversidade e inclusão na definição dos planos de carreira e oferta de salário.

 São três grandes passos, mas comece por um, capacite, busque e ofereça conhecimento para que mais mulheres possam realmente estar onde elas querem estar, porque de fato a frase “lugar de mulher é onde ela quiser” só se efetiva quando as portas se abrem.

Esse é o artigo que é a estreia de outras autoras do nosso time para discutir essa temática tão importante para nós.

Patricia Duarte, cursou a faculdade de Direito, especialista em Direito Tributário e Relações Governamentais, é apaixonada por pessoas e tecnologia e atualmente ocupa o cargo de Head de Produtos e Operações na Mulheres no Comando.

Artigos Relacionados