Compartilhe

Como deve ser seu programa de mentoria para mulheres

A mentoria tem sido considerada uma excelente ferramenta para desenvolver competências de liderança inclusiva e garantir o avanço das mulheres em posições estratégicas.

Como mulher líder, eu tive muitos mentores homens e tenho certeza que essas trocas possibilitaram que eu chegasse onde estou hoje, ao mesmo tempo que sei que o caminho poderia ter sido muito menos tortuoso se eu tivesse, desde cedo, mulheres para me conectar e me inspirar. 

Por isso, hoje vou usar da minha experiência para compartilhar com vocês tudo que aprendi sobre mentoria exclusiva para mulheres nesses últimos anos que tenho me dedicado ao Mulheres no Comando. Vamos nessa?  

Para desenvolver um programa de mentoria para mulheres é preciso, antes de mais nada, compreender a necessidade de diversificar o quadro de colaboradores e, principalmente, estar ciente dos obstáculos que teimam em surgir no ambiente de trabalho para quem é parte da diversidade. 

Barreiras para o avanço das mulheres

Uma pesquisa chamada “The Gender Gap at the Top”, foi realizada pela Seramount, em 2018, e revelou os quatro principais fatores que contribuem para que as mulheres continuem tendo dificuldade de ocupar posições de liderança no mercado de trabalho. Olha só: 

  • Conforme a pesquisa, as mulheres têm menos probabilidade de reconhecer os caminhos pelos quais suas carreiras podem avançar;
  • Por isso, os homens também têm mais facilidade de reconhecer a importância do networking, das mentorias e de outras formas de encontrar aliados para avançar na carreira;
  • Diferente dos homens, as mulheres se sentem inseguras para assumir algumas posições de destaque, se colocando à disposição apenas quando consideram ter 100% das qualificações desejadas para a função;
  • Em algumas carreiras, dominadas por homens, o clima organizacional também é visto como um impeditivo para a ascensão das mulheres. 

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, um bom processo de mentoria não traz vantagens para apenas um dos lados, mas para todas as pessoas envolvidas. Quer saber como? 

Benefícios da mentoria para mentoras

Diferente do comportamento geral, conforme a pesquisa “Women in the Workplace” realizada pela McKinsey & Company, as mulheres em posição de liderança parecem estar mais dispostas a oferecer mentoria que os homens na mesma posição. 

Apesar de os homens ocuparem dois terços das posições de liderança, funcionários das empresas pesquisadas afirmaram ter a mesma probabilidade de líderes homens e mulheres apoiarem as suas carreiras. 

Mas quais são os benefícios que essas mulheres líderes estão vendo no oferecimento de mentoria? Começamos por um motivo bem simples e óbvio: contribuir para que outras mulheres cresçam e se desenvolvam em áreas predominantemente masculinas. Mas é claro que não é só isso. 

Quando uma pessoa em início de carreira compartilha suas experiências, também oferece uma nova lente à mentora, que possibilita visualizar as situações por óticas até então desconhecidas. Além disso, as intensas conversas com mentoradas são uma forma importante de ter contato com as novidades e tendências do mercado.

Papel da mentora

  • Contar sua história, compartilhando insights sobre a própria carreira e experiências vividas;
  • Manter uma escuta ativa e fazer perguntas que levem a mentorada a refletir sobre os próprios caminhos;
  • Passar os conhecimentos de forma objetiva;
  • Compreender os objetivos da mentorada e auxiliar na criação de planos de ação para concretizá-los;
  • Estimular a mentorada e ajudá-la a sair da zona de conforto, incentivando uma postura protagonista e proativa;
  • Explorar forças e talentos ocultos;
  • Ouvir sem julgamentos e construir um caminho conjunto com a mentorada, evitando respostas prontas e caminhos certeiros; 
  • Dar muito feedback, focando sempre no futuro, não em erros ou acertos do passado;
  • Trabalhar com a mentorada a evolução em alguns setores, como: networking, cultura organizacional e de liderança, planejamento estratégico da carreira, processos de tomada de decisão, entre outros. 

Benefícios da mentoria para mentoradas

A mentoria de mulher para mulher cresceu muito nos últimos anos, se mostrando uma forma de quebrar o ciclo do sucesso que está sempre ligado aos homens. Afinal, ainda hoje, quando o assunto é mercado de trabalho, os homens ainda são referência em muitas áreas, especialmente na liderança. 

A mentoria exclusiva para mulheres é uma forma de garantir um espaço confortável, que possibilita trabalhar as qualidades e as inseguranças das mentoradas, sem pré-julgamentos. Esse também é um espaço de representatividade, onde mulheres em início de carreira conseguem se conectar com lideranças e perceber que sim, é possível chegar muito longe. 

Engana-se quem acredita que a mentoria de mulher para mulher é uma ferramenta apenas para o crescimento profissional dentro de uma empresa ou carreira específica. Além de preparar mulheres para subir na carreira, a mentoria proporciona um espaço que garante muitos insights e favorece a descoberta de novos caminhos. 

Papel da mentorada

  • Escolher um mentor ou mentora com quem se identifique;
  • Compartilhar os objetivos de carreira, momento atual e onde deseja chegar;
  • Ser responsável pelo próprio desenvolvimento, respeitar os prazos e metas estabelecidos em mentoria;
  • Fazer perguntas, dar e receber feedbacks com objetividade;
  • Realizar o planejamento e as tarefas combinadas;
  • Manter-se focada e comprometida com o processo.

Benefícios da mentoria para empresas

Ok, então a mentoria é uma ferramenta ótima para mentoras e mentoradas, mas o que a sua empresa pode ganhar com isso? Eu separei cinco pontos em que um programa de mentoria pode fazer a diferença: 

  • Facilita a aquisição de talentos: candidatas e candidatos tendem a associar os programas internos de desenvolvimento profissional com futuras oportunidades de carreira;
  • Apoia a gestão de performance: a mentoria propicia relacionamentos interpessoais mais sólidos dentro da organização, ao mesmo tempo que motiva as colaboradoras;
  • Propicia uma formação mais completa: muitas vezes os programas de treinamento e desenvolvimento não abarcam todas as necessidades de colaboradores, por isso a mentoria é uma forma de aprofundar conhecimentos e desenvolver competências complexas;
  • Colabora com a retenção de talentos: pessoas envolvidas com programas de orientação tendem a ser mais satisfeitas com o trabalho e relatam menos probabilidade de buscar por outras oportunidades;
  • Ajuda com o planejamento de sucessão: com um programa de mentorias bem estruturado, fica mais fácil identificar talentos para assumir cargos estratégicos e de liderança.

Como desenvolver um programa de mentoria na sua empresa

Em um mundo onde os talentos estão cada vez mais disputados, retê-los, desenvolvê-los e mantê-los no quadro é uma estratégia importante para a gestão de pessoas e para as organizações como um todo, garantindo um diferencial em relação à concorrência. 

Estruturando processos e pessoas

Para um programa de mentoria bem sucedido, é necessário que haja a capacidade de organizar alguns fatores chave, como o estabelecimento de uma infraestrutura para o programa com patrocínio executivo, suporte e recursos para gerenciamento das ações. 

Além disso, contribuem para o sucesso do programa a priorização como iniciativa de gestão de talentos corporativos e a inclusão da mentoria nas metas de negócio, no caso da mentoria exclusiva para mulheres, ela pode estar vinculada a meta de “aumentar para XX% o número de lideranças femininas em 2 anos”.

Agora, quer saber qual é a estrutura de pessoal que se espera para a construção de um programa de mentoria para mulheres? Cada ciclo de mentoria deve contar com pelo menos uma pessoa mentorada, uma pessoa mentora e a liderança direta da pessoa mentorada, além de outros especialistas e pares dentro da empresa, que podem ser indicados pela mentora a depender do objetivo de quem está recebendo a mentoria. 

Apesar de ser imprescindível que a liderança da pessoa mentorada faça parte do processo, é contraindicada a mentoria de líder para pessoa liderada, isso porque esta é uma relação necessariamente autoritária, sem contar que o líder tende a acabar focando em questões de desempenho, não de desenvolvimento profissional. 

Também é indicado que a empresa conte com uma pessoa gerente de talentos, que deve ser uma pessoa comunicativa, organizada e preparada para orientar, dar suporte e garantir o bom funcionamento das mentorias em andamento. 

Ferramentas para um programa de mentoria de sucesso

Para que o programa comece com o pé direito, é importante que algumas ferramentas já estejam prontas e disponíveis para consulta e debate, como: 

  • Um guia do programa de mentoria;
  • Um guia da reunião inicial de mentoria;
  • Roteiros de reuniões de mentoria;
  • Modelo de contrato de mentoria;
  • Competências da mentoria e mapa curricular;
  • Modelo de plano de ação.

Para desenvolver planos de ação com maestria, considerando as singularidades das mulheres? Você pode pode conhecer o Programa de Formação de Mantorras do Mulheres no Comando. 

Vale lembrar que no processo de mentoria, além do conhecimento técnico, são as habilidades de liderança que se destacam: saber ouvir e falar nos momentos certos, compartilhar os desafios que encontrou na carreira e como superou cada um deles. Mentorar é também inspirar. 

O seu local de trabalho não conta com um programa oficial de mentoria? Não é por isso que você vai deixar de evoluir na sua carreira. No Mulheres no Comando você também pode encontrar a mentoria sob medida para a sua evolução. 

Como escolher uma mentoria fora do local de trabalho

Durante a carreira, desenvolvemos muitos relacionamentos úteis no trabalho, mas o que torna um relacionamento de mentoria único é que mentores são apoiadores da carreira de seus mentorados. 

Com certeza, existem muitas relações profissionais das quais as mulheres podem se beneficiar, mas a mentoria é especial porque é uma relação de longa duração, geralmente, durando muito tempo, atravessando diferentes cargos, funções e empresas.

Mas como encontrar a pessoa certa para compartilhar as dores e as delícias do mercado de trabalho? Eu tenho algumas dicas:

Olhando para os dois lados

Muitas vezes as pessoas acreditam que um mentor profissional precisa estar dentro da mesma organização, isso porque com um mentor interno, o caminho promocional pode se abrir. 

No entanto, no caso das mulheres e de outros grupos sociais minoritários nas organizações, pode ser difícil encontrar uma mentoria com forte conexão dentro do ambiente de trabalho. 

É por isso que grupos como o Mulheres no Comando servem como um espaço de relacionamento e união entre mulheres. Se você não encontrou uma pessoa ideal para compartilhar experiências até hoje, considere fazer parte de um grupo forte como o MNC. 

Encontrando um denominador comum

A conexão é um ponto importante para que a mentoria dê os resultados esperados. Por isso, na hora de iniciar essa relação, é importante encontrar um denominador comum. Para algumas pessoas, receber a mentoria de uma pessoa bem sucedida no mesmo setor é suficiente, mas para outras, existem fatores que são ainda mais importantes.

A Together realizou uma pesquisa que trouxe dados interessantes sobre esse cenário: nesse documento, aponta-se que 41% dos funcionários de grupos de diversidade acham importante que um mentor venha do mesmo grupo. 

Essa é uma das dores que me fez investir no Mulheres no Comando: conseguir falar sobre as próprias angústias sentindo-se acolhidas, é uma dificuldade para mulheres de diferentes setores do mercado. Afinal, para a maior parte dos homens, os desafios enfrentados pelas mulheres não são, sequer, visíveis. 

Ao buscar por uma pessoa que se tenha conexão, é necessário olhar para as semelhanças na carreira, nas experiências vividas e também nos marcadores sociais que carregam. Assim, será possível criar uma conexão autêntica, os conselhos e dicas serão mais relevantes e aplicáveis. 

Definindo o que você está buscando

Um dos principais erros na hora de buscar por uma mentoria é acreditar que a mentora será responsável por definir os caminhos que a profissional deve percorrer. Não é papel de uma mentora pegar uma pessoa pela mão e levá-la a qualquer lugar. 

Ao iniciar uma relação de mentoria, então, é importante ter definidas as áreas específicas em que uma ajuda será bem vinda. Pedir orientações pontuais facilita a relação para ambos os lados, afinal, o mentorado também precisa desenvolver sua autonomia se quer evoluir profissionalmente. 

Lembre-se sempre que apesar de ser uma relação de mão dupla, como eu disse antes, sua mentora está disponibilizando tempo e energia, que são muito valiosos, para auxiliar com o seu processo. Por isso, seja sucinta e torne essa interação o mais fácil possível.

Artigos Relacionados