novologomnc vetor prancheta copia

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
Twitter

Como conquistar seu espaço e ter voz no mercado de trabalho sendo mulher?

Que a comunicação é uma ferramenta essencial para qualquer profissional do mercado de trabalho que queira ter sucesso, isso é indiscutível e conversando com algumas mulheres percebo que frequentemente elas apontam a comunicação como uma soft skill que precisa ser melhorada. Que todos precisamos constantemente nos aprimorar, isso é inegável, mas porque isso aparece constantemente como uma questão para as mulheres?

Hoje quero te contar porque isso acontece e te dar dicas para 
você conquistar seu espaço e ter voz.

Porque mulheres têm mais dificuldade dentro dos espaços profissionais?

Conversando diariamente com grandes líderes e trocando sobre o assunto, cheguei a conclusão de que nosso problema com comunicação é que frequentemente somos caladas, ignoradas, nos dizem para abaixar o tom.

Isso acontece, porque ter uma voz, significa ter um espaço e como sabemos, diariamente ainda lutamos para ter nosso espaço no mercado de trabalho, já que a sociedade, em muitos aspectos ainda acredita que esse é um lugar masculino, ao ponto, que em muitas vezes acabamos adotando comportamentos “masculinizados” para pertencer a esses ambientes.

A grande revolução da participação das mulheres no mercado de trabalho

Na minha opinião, consiste em que que nossa voz seja mais alta do que todas essas barreiras construídas pela sociedade, chegou o momento da nossa força e potência e mais do que reconhecê-la, precisamos verbalizá-la, precisamos nos apropriar da nossa própria voz e usa-la para mudar as estruturas que não podemos mais tolerar.


Essa voz nada mais é do que finalmente conseguir colocar para fora tudo que você é 
sem medo e sem receio de não atender às expectativas das pessoas ao seu redor. É poder finalmente estar confortável na própria pele sem que te digam o tempo todo o que existe de errado com você.


Para ter uma voz, você precisa se apropriar da sua história sem deixar que ela determine o seu destino e 
entender que você tem sim escolhas, que quem define para onde você vai, é você.

5-dicas-cruciais-para-uma-mulher-conquistar-seu-espaco-no-trabalho-mulheres-no-comando

5 dicas cruciais para uma mulher conquistar seu espaço no trabalho

Hoje posso dizer com orgulho que sou uma mulher que conquistei meu espaço e minha voz, mas sei que isso é uma jornada diária, por isso, desenhei alguns passos que considero cruciais para esse caminho:

1. Se conhecer verdadeiramente

autoconhecimento é a chave para as coisas mais poderosas na nossa vida, mas o que isso significa? 


Na prática: O autoconhecimento vem de um exercício contínuo de observação e compreensão de tudo que você é, sua história, seus comportamentos, a forma com que os outros te veem, a forma como você se vê.

Como estamos em constante evolução é muito comum que estejamos reavaliando e ressignificando esse nosso “ser”. 


Dica: Coloque na agenda tirar algum tempo para se dedicar a isso, pode ser fazendo mentoria, terapia, ler livros, assistir cursos, isso faz parte de se priorizar  e usar o seu tempo de uma forma inteligente.

2. Inicie conversas que te tirem da zona de conforto

Afinal, quando sempre conversamos com as mesmas pessoas sobre os mesmos assuntos, dificilmente abrimos nossa mente para novas perspectivas e ficamos estagnadas na nossa forma de nos enxergar e enxergar o mundo.


Na prática: Use o LinkedIn como ferramenta para se conectar com novas pessoas, aquelas que você admira e que gostaria de ter conversas, isso vai ser muito rico para ampliar seu networking e para ampliar sua visão de mundo. 


Dica: Para gerar conexões relevantes, pesquise o perfil da pessoa que você gostaria de se conectar, comece interagindo com seus posts e aos poucos vá construindo um relacionamento online para que ao fazer esse convite a pessoa saiba que esse seu interesse é genuíno e tenho certeza que a probabilidade dela aceitar será muito maior.

3- Procure estar em ambientes que te levantem

Esse é talvez um dos maiores desafios profissionais para qualquer pessoa, infelizmente muitos ambientes de empresas são bastante tóxicos e fazem com que não possamos liberar todo nosso potencial. 


Na prática: Faça uma avaliação sincera: os seus valores estão alinhados à empresa em que você trabalha? Você possui relacionamentos na sua vida que te fortalecem ou que te diminuem? As pessoas ao seu redor têm visões parecidas com as suas ou você se sente descolada?


Dica: Ter a consciência de que você não está contente onde está é um primeiro passo para mudança, com os passos anteriores de autoconhecimento e de fortalecimento do seu networking, serão essenciais para essa mudança.

Acredite, existem espaços de trabalho e relacionamentos saudáveis.

4. Faça com que o mundo te enxergue

É muito comum quando nossa confiança está abalada que a gente se feche e não queira mostrar para as pessoas quem somos, justamente pelo medo do julgamento. Eu aprendi uma coisa que me transformou: 


Nós não temos medo de errar, temos medo de sermos julgadas.

nos-nao-temos-medo-de-errar-temos-medo-de-sermos-julgadas-mercado-de-trabalho-mulheres-no-comando

5. O que você faria hoje se não tivesse esse medo?

Ser o centro das atenções pode ser desconfortável para algumas pessoas, mas se o seu objetivo é ter voz e conquistar seu espaço no mercado de trabalho você precisa se mostrar para o mundo e compreender que somos todos seres humanos em evolução. O que você é hoje é rico, bonito e a sua trajetória é única, se comparar e ficar presa ao julgamento das outras pessoas, só vai te atrasar na construção da sua trajetória.

Na prática: Comece falando em reuniões importantes no seu trabalho, mostre o que sabe e coloque suas opiniões na mesa. Você pode também começar a escrever post no Linkedin, Instagram, não importa o meio, apenas comece a deixar as pessoas te enxergam.


Dica: Encontre formas que sejam confortáveis para você. E aos poucos vai evoluindo e tenho certeza que em breve você vai ver o impacto disso na sua vida e carreira profissional.

Não se prenda as regras

Essas dicas são baseadas na minha experiência e na experiência de diversas outras mulheres que tive a oportunidade de verem se desenvolvendo ao meu lado, mas é importante ressaltar que cada uma de nós tem uma forma de se colocar no mundo e o importante é que você se sinta confortável na sua história e não fique tentando se encaixar, pois não existe fórmula de bolo. 

No final, você se sentirá extremamente realizada ao compreender que parte da sua trajetória será também em ajudar as mulheres ao seu redor a se reconhecerem e perderem o medo de mostrar o brilho delas no mundo. Isso é sororidade, Isso é ser uma Mulher no Comando. Vamos juntas? 

Quer receber mais conteúdos exclusivos da MnC?

Se você é super ocupada como eu e as vezes você não tem tempo de conferir os conteúdos aqui do blog pela correria do dia a dia, não pode deixar de conferir nossos outros canais.

Diariamente temos conteúdos diversos no LinkedInInstagramTelegramFacebook e YouTube. Nós acompanhe para não perder nada!

Artigos Relacionados