novologomnc vetor prancheta copia

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
Twitter

5 mulheres no comando do cinema que você precisa conhecer

O número de mulheres no comando do cinema têm aumentado vertiginosamente nos últimos cinco anos. A prova disso é que, um levantamento recente do Centro para o Estudo das Mulheres na Televisão e no Cinema da Universidade de San Diego mostrou que, em apenas 2 anos, passamos de 4% para 16%.

Esse dado fala sobre o ranking dos 100 maiores sucessos de bilheteria do ano vigente, e mostra o recorde sendo quebrado ano após ano.

Contudo, ainda temos mais de 80% dos filmes sendo dirigidos por homens, o que mostra que ainda estamos longe da equidade de gênero no segmento.

Por isso, neste post separamos cinco mulheres no comando do cinema que você precisa conhecer!

Sofia Coppola

Sofia é atriz, diretora, e foi a terceira mulher a ser indicada a um Oscar de Melhor Direção. Além disso, assinou filmes como O Estranho que Nós Amamos, Maria Antonieta e Encontros e Desencontros. 

Premiada no Oscar e em Cannes, sua marca registrada é a crítica à sociedade, sempre com uma pitada de transgressão. Ela está fazendo história no comando do cinema!

Sofia Coppola é uma mulher no comando do cinema

Kathryn Bigelow

Kathryn Ann Bigelow é uma cineasta norte-americana, que entrou em um nicho ainda mais masculino do cinema: os filmes de guerra. Ela foi a primeira mulher a ganhar um Oscar de melhor direção, pelo filme Guerra ao Terror, em 2010. 

Além disso, Guerra ao Terror, assinado por ela, também recebeu o prêmio de Melhor Filme, Melhor Roteiro Original, Melhor Montagem, Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som.

Kathryn Bigelow é uma mulher no comando do cinema norte-americano

Anna Muylaert

Brasileira, cineasta, diretora de TV e roteirista, Anna dirigiu os longas Que Horas Ela Volta?, Mãe Só Há Uma e É Proibido Fumar.

Com obras profundas, questionadoras e que colocam em pauta situações simples do nosso cotidiano, ela reflete sobre a sociedade e seus estigmas.

 

Anna iniciou sua carreira de roteirista em séries clássicas como os famosos Mundo da Lua (1991) e Castelo Rá-tim-bum (1995) e conquistou com seus filmes diversos prêmios nacionais e internacionais.

Anna Muylaert se destaca como mulher no comando do cinema brasileiro

Lucrecia Martel

Lucrecia Martel é uma cineasta argentina com 12 filmes em seu currículo. Diretora e roteirista, ficou conhecida depois de ser reverenciada em Cannes na exibição de seu filme La Niña Santa.

Atualmente, Lucrecia é considerada a mais importante diretora latino-americana, além de ter sido presidente do Júri do Festival de Veneza de 2019.

Lucrecia Martel é a maior mulher no comando do cinema argentino

Petra Costa

Ana Petra Costa é mais uma da lista das mulheres brasileiras no comando do cinema.

Membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas desde 2018, Petra dirigiu os filmes Olhos de Ressaca, Elena, Olmo e a Gaivota e Democracia em Vertigem. Esse último foi indicado ao Oscar de melhor documentário.

Petra Costa é uma das mais jovens mulheres no comando do cinema brasileiro

Aqui na Mulheres no Comando, queremos ver mais mulheres nos altos cargos de todos os segmentos do mercado, inclusive nas artes!

Se você gostou deste post sobre mulheres no comando do cinema, vai gostar do nosso conteúdo nas redes sociais. Sigam a gente e compartilhem!

Artigos Relacionados